quinta-feira, 20 de março de 2008

Super Trunfo de árvores brasileira

O Engenheiro Florestal Jeison Alflen, Analista Ambiental do Ibama em Ji-Paraná-RO, projetou um tipo de Super Trunfo contendo árvores brasileiras, contribuindo para que as crianças, e quem mais se interessar pelo jogo, divirtam-se, enquanto aprendem sobre a riquíssima flora nacional.

O baralho conta com 32 cartas personalizadas, cada qual com 8 informações sobre diversas espécies arbóreas brasileiras, sendo 4 itens de confrontamento: Altura, Diâmetro, Densidade da Madeira e Tempo de Germinação das Sementes.

Para a escolha das espécies o Analista Ambiental procurou incluir as árvores mais conhecidas, as que são símbolos de Estados e regiões, bem como aquelas mais importantes para a biodiversidade e para a economia. Nas cartas há também informações sobre a Família, Nome Popular e Nome Científico, além da Ocorrência da espécie no Território Nacional.

As informações contidas nas cartas são tão úteis, que estão sendo utilizadas em aulas de Educação Ambiental.

Os intressados pelo jogo podem acessar o blog de Jeison Alflen, baixar o baralho, imprimir, recortar as cartas e jogar segundo as regras do Super Trunfo original.

Mais informações: Progresso Verde

Nenhum comentário: