sábado, 30 de junho de 2012

INSA lança a Sinopse do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro

O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) lançou, nessa última terça-feira (26), a Sinopse do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro.
 
A publicação tem como objetivo disponibilizar informações atualizadas acerca das principais características da população da região semiárida, abordando o aspecto quantitativo, distribuição em nível regional e/ou municipal, por sexo, cor ou raça e faixa etária. Os dados apresentados foram extraídos do XII Recenseamento Geral do Brasil (Censo Demográfico 2010), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo apenas o recorte da Região Semiárida.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

João Pessoa sem lixo no chão. Nós temos educação!

Aproveitando uma imagem do perfil do Facebook bobfrasesmarley, ambientalistas de João Pessoa idealizaram a campanha João Pessoa sem lixo no chão. Nós temos educação!




É público e notório que o descarte inadequado do lixo em áreas públicas urbanas é uma das formas mais danosa de degradação do meio ambiente, considerando que provocam o entupimento das galerias pluviais, provocando inundações que desalojam as pessoas, principlamente as de baixa renda, além de impactar significativamente a estética das cidades, a saúde pública, o meio ambiente e os cofres do Estado.

Rede de ONGS da Mata Atlântica comemora 20 anos de atuação durante a Rio+20

A ocasião não poderia ter sido mais oportuna. Durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da qual a APAN - Associação Paraibana dos Amigos da Natureza faz parte, comemorou 20 anos de atuação. A articulação do grupo, iniciada na Rio 92, tem gerado muitos frutos, como foi possível ver na Cúpula dos Povos da Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, quando a RMA realizou um encontro aberto ao público para tratar dos conflitos e desafios socioambientais da Mata Atlântica no dia 21 de junho, em que a representante da APAN participou de palestra com o tema "Impactos da Transposição do Rio São Francisco". Para animar ainda mais a comemoração, o grupo "Esquadrão da Vida", de Brasília, fez intervenção performática com direito a "parabéns", música e muita poesia. A tenda estava lotada e a programação envolveu membros de ONGs da Rede, representantes de instituições dos quatro cantos do país e demais interessados na preservação do bioma, que é o segundo mais ameaçado do mundo. No Brasil, por exemplo, só restam cerca de 7% de sua vegetação original.

terça-feira, 26 de junho de 2012

CONAMA lança nova edição de seu livro de resoluções

Já está disponível a edição atualizada do livro de resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), publicada pelo Ministério do Meio Ambiente e que foi lançada durante a sua 106ª Reunião Ordinária, no dia 30 de maio de 2012. 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lei estadual institui a milona como vegetal símbolo do Estado da Paraíba

A Lei nº 9.801, de 14 de junho de 2012, publicado no Diário Oficial de 16 de junho, de autoria do Deputado Branco Mendes, instituiu a milona como vegetal símbolo do Estado da Paraíba.

Aspectos das folhas de Cissampelos sympodialis Eichl. (milona).

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Deliberações do MMA Orientam a Logística Reversa

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), através do Comitê Orientador para a Implementação de Sistemas de Logística Reserva, publicou hoje (22), no Diário Oficial da União, quatro deliberações, como determina o Decreto nº 7.404/2010, que regulamenta a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e que cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa.

Leia também
Eis as deliberações publicadas:

A Deliberação nº 2, de 24 de agosto de 2011 - Dispõe sobre as diretrizes metodológicas para avaliação dos impactos sociais e econômicos da implantação da logística reversa (Publicada no D.O.U., Seção 1, nº 120  de 22 de junho de 2012, p. 51-52)
 
A Deliberação nº 3,  de 24 de agosto de 2011 - Dispõe sobre critérios e conteúdo de estudos para a aprovação da Viabilidade Técnica e Econômica da Implantação de Sistemas de Logística Reversa (Publicada no D.O.U., Seção 1, nº 120  de 22 de junho de 2012, p. 52)
 
A Deliberação nº 4,  de 12 de abril de 2012 - Dispõe sobre a Viabilidade Técnica e Econômica da Implantação de Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.  (Publicada no D.O.U., Seção 1, nº 120  de 22 de junho de 2012, p. 52)

A Deliberação nº 5,  de 12 de abril de 2012 - Aprova a Viabilidade Técnica e Econômica da Implantação do Sistema de Logística Reversa de embalagens em geral. (Publicada no D.O.U., Seção 1, nº 120  de 22 de junho de 2012, p. 52)


MMA abre Consulta Pública para os Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima

Foi publicado ontem (21) portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que abre o processo de consulta pública dos Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima para os setores de Indústria, Transporte e Mobilidade Urbana (transporte público de passageiros e o transporte de cargas), Saúde e Mineração.

Leia também

A consulta pública é uma determinação do Decreto nº 6.263/2007, que institui o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) e orienta a elaboração do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, da Lei nº 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima, e do Decreto nº 7.390/2010, que a regulamentou.

As sugestões que possam contribuir para o aperfeiçoamento dos Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima para os setores de Indústria, Transporte, Saúde e Mineração poderão ser encaminhadas ao MMA, no período de 15 de junho a 15 de agosto de 2012, através do formulário  "FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES SOBRE CONSULTA PÚBLICA DA VERSÃO PRELIMINAR DOS PLANOS SETORIAIS DE MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA", disponível no portal do Ministério do Meio Ambiente.



domingo, 17 de junho de 2012

17 de Junho: Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação é celebrado anualmente no dia 17 de junho, desde 1995, o ano em que o dia foi proclamado pelas Nações Unidas. Neste dia pretende-se promover a sensibilização pública relativas à cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca. Consideram-se as áreas suscetíveis à desertificação aquelas com índice de aridez entre 0,05 e 0,65.
 
Leia também
 
A desertificação é o fenômeno que corresponde à transformação de uma determinada área em deserto. De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a desertificação é "a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas".
 
Convenção das Nações Unidas de Combate
à Desertificação.
Em 1977, aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre Desertificação, como forma de reunir as melhores experiências no combate à desertificação e mitigação de seus efeitos pelos países e organizações. Cada esforço no combate desse problema está inserido na implementação do Plano de Ação das Nações Unidas para o Combate à Desertificação.
O termo desertificação tem sido muito utilizado para a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela atividade humana. Devido às condições ambientais, as atividades econômicas desenvolvidas em uma região podem ultrapassar a capacidade de suporte e de sustentabilidade, provocando o esgotamento do solo, tranformando-o em terras estéreis, causando erosão genética da fauna e da flora, extinção de espécies e proliferação eventual de espécies exóticas, geralmente mais adaptadas às mudanças ambientais.
 
O desmatamento não autorizado é uma das causas
da desertificação.
A falta de vegetação e a escassez das chuvas deixa o solo árido e sem vida, dificultando a sobrevivência das espécies vegetais e animais, bem como da espécie humana. Os moradores, agricultores e pecuaristas geralmente abandonam essas terras e vão procurar outro lugar para viver.

As principais causas da desertificação são as atividades agropecuárias insustentáveis, que provoca a salinização de solos por irrigação, o sobrepastoreio e o esgotamento do solo pela utilização intensiva e insustentável dos recursos hídricos por procedimentos intensivos e não adaptados às condições ambientais, além do manejo inadequado da agropecuária. O desmatamento não autorizado também está associado à desertificação.

O processo de desertificação gera grandes problemas econômicos e culturais, tendo em vista que reduz a oferta de alimentos, além de provocar custos com a recuperação da área degradada. Do ponto de vista ambiental, a perda de espécies nativas é uma consequência bastante danoso, considerando que estas espécies, muitas delas endêmicas, não podem ser mais recuperadas. 
  
Com relação aos problemas sociais, a migração das populações para os centros urbanos, a pobreza, o desemprego e a violência, são as consequências mais funestas da desertificação, que gera um desequilíbrio entre as diversas regiões mundiais, uma vez que as áreas suscetíveis à desertificação encontram-se em regiões pobres, onde já há uma desigualdade social a ser vencida.

sábado, 16 de junho de 2012

16 de Junho: Dia Internacional das Tartarugas Marinhas

O dia 16 de junho é comemorado por vários grupos conservacionistas no mundo inteiro como o Dia Internacional das Tartarugas Marinhas, em homenagem ao nascimento do Dr. Archie Carr, pioneiro nos estudos sobre estes quelônios.

Leia também

Archie Fairly Carr, Jr. (16 de junho de 1909 - 21 de maio de 1987) foi um herpetólogo norte-americano, ecólogo, professor de zoologia na Universidade da Flórida e um conservacionista pioneiro. Em 1987, foi agraciado com o Prêmio Ecologista Eminente, pela Sociedade Ecológica da América. Fez contribuição extraordinária para a conservação de tartarugas marinhas, chamando a atenção o declínio das populações de tartaruga no mundo todo, devido à sobre-exploração e perda de habitat seguro.

 
 
Na década de 1950, o Dr. Archie Carr começou a trabalhar na conservação das tartarugas marinhas em Tortuguero, na Costa Rica, e se tornou um dos mais importantes pesquisadores da área. Através de seus estudos e escritos, é responsável por grande parte do que se conhece sobre a biologia e o ciclo de vida destes animais.

No Brasil, o Projeto TAMAR é um projeto conservacionista dedicado à preservação de espécies de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. O nome TAMAR é uma contração das palavras tartaruga e marinha, necessária, no início da década de 1980, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas para a identificação dos espécimes pelo Projeto, para estudos de biometria, monitoramento das rotas migratórias e outros.

Desde então, o nome passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado primeiramente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e, posteriormente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas, órgão governamental, e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR), instituição não governamental, de utilidade pública federal. 

Na Paraíba a Associação Guajiru Ciência - Educação - Meio Ambiente é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que funciona precariamente na Praia dos Macacos, em Intermares, Cabedelo-PB, que executa o Projeto Escolinha do Surfista, de inclusão social, através do esporte, o Projeto Cultura com Sol, uma biblioteca comunitária na praia, bem como o Projeto Tartarugas Urbanas, que protege áreas de desova e alimentação de tartarugas-marinhas.
 
Filhotes de tartaruga-marinha correndo para a vida na Praia dos Macacos,
em Intermares, Cabedelo-PB.
O Dia Mundial da Tartaruga é outro evento promovido anualmente no dia 23 de maio desde 2000, pela American Tortoise Rescue. Tem o objetivo de trazer à atenção e aumentar o conhecimento e o respeito por tartarugas e cágados, bem como difundir o conceito para ajudá-los a sobreviver e se desenvolver.
 
Esse dia é comemorado em todo o mundo em uma variedade de formas, desde vestir-se como tartarugas para salvar outras tartarugas capturadas nas rodovias, como para a investigação de atividades que façam mal ao seu habitat.


sexta-feira, 8 de junho de 2012

8 de Junho: Dia Mundial dos Oceanos

Desde 2009, com o objetivo de aumentar a conscientização global sobre os desafios enfrentados pela comunidade internacional em relação aos oceanos, a Assembleia Geral da ONU designou o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos.
 
Leia também
 
Considerados os pulmões do nosso planeta, fornecendo a maior parte do oxigênio que respiramos, os oceanos são uma importante fonte de alimentos e remédios e uma parte crítica da biosfera, sendo importante a contribuição do desenvolvimento sustentável e gestão dos recursos e usos dos oceanos e mares para alcançar as metas internacionais de desenvolvimento, incluindo os contidos na Declaração do Milênio.
 
Neste ano, o tema da comemoração é "Juventude: Uma Nova Etapa para a Mudança", por isto, como forma de alerta divulgo o filme abaixo para chamar a atenção dos jovens para não jogarem, nem permitir que os pais joguem, lixo nas praias.


Vídeo: Midway - Trailer - A film by Chris Jordan




quarta-feira, 6 de junho de 2012

João Pessoa é assombrada pela Poluição Sonora

A poluição sonora sempre foi uma questão emblemática na Paraíba. Já em meados de 1995, a Folha de S. Paulo publica matéria atribuindo à capital paraibana a alcunha de "Capital do Barulho". Esta publicação teve como referência uma página de Internet localizada na extinta Geocities (um serviço de hospedagem de sites do portal Starmedia, popular na década de 1990).

Após este tempo (17 anos), parece que este apelido ainda merece ser atribuído à Cidade de João Pessoa, não obstante as ações realizadas pelos Ministério Público Estadual e os órgãos de controle ambiental.
 
Em João Pessoa, no período de 1º de janeiro a 9 de setembro de 2011, dos 309 autos de infração aplicados pela equipe da Divisão de Fiscalização (DIFI), da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (SEMAM), cerca de 53% foram por poluição sonora. Em 2012, o número de reclamações aumentou mais de 30%.

Paredão utilizado em competições. Foto: Internet.
As regiões que agrupam mais denúncias são Mangabeira (58%), Valentina (9%) e a Orla Marítima (Bessa, Cabo Branco e Manaíra). O equipamento mais usado pelos infratores são os paredões, concentrando 41% dos casos, seguido pelo som residencial (32%).O infrator está sujeito a uma multa que varia de R$ 200 a R$ 5 mil, mas se houver reincidência, esses valores dobram ou triplicam, além da apreensão do equipamento.
 
A poluição sonora pode causar vários efeitos negativos aoorganismo, como distúrbios do sono, estresse, irritação, perda de capacidade auditiva, surdez, dores de cabeça, alergias, distúrbios digestivos, falta de concentração e aumento do batimento cardíaco.

Casos de denúncias de poluição sonora também estão sendo registrados nos Municípios de Dona Inês, Itabaiana, Campina Grande, Conde e Patos.

Em João Pessoa, para denunciar casos de poluição sonora as pessoas devem ligar para a SEMAM através dos telefones 0800 281 9208 ou (83) 3218-9208. O atendimento é 24 horas. As informações repassadas pelas denunciantes são mantidos em sigilo e os fiscais vão até o local verificar o caso e desligar o aparelhos emissor de ruídos ou até apreender o equipamento, se for o caso.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 é marcado por protestos na Paraíba

Em todo mundo,  no 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na Paraíba, a data será marcada por reflexões, debates e atos que denunciam as agressões ao meio ambiente e aos povos tradicionais como indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
 
Leia também
 
A programação será iniciada por um seminário com o tema "A Cúpula dos Povos e o Meio Ambiente na Paraíba", a partir das 8:30 h, no Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Além de serem abordados os temas mais globais em sintonia com a Cúpula dos Povos, que acontecerá em paralelo à Rio+20, o seminário tratará dos principais problemas ambientais do Estado da Paraíba, divididos em 5 eixos temáticos: 1- Mobilidade Urbana, 2- Recursos Hídricos, 3- Terra, 4 - Mineração, e 5- Energia. De acordo com Ronildo Ferreira da Assembleia Popular, "será o momento de encararmos o debate sobre o meio ambiente não como algo distante ou individualizado, como às vezes tem acontecido, e sim como algo diretamente ligado às nossas vidas e de responsabilidades das grandes empresas, como no caso do uso abusivo de agrotóxicos".
 
Após o seminário, às 13:00 h, os participantes sairão em caravana até o Município de Alhandra-PB, onde farão um ato em solidariedade ao Povo Tabajara, que desde 2005 luta pela demarcação de suas terras. Lá os participante serão chamados a dançar um toré em defesa das matas e rios que estão sob ameaça em função da construção de uma fábrica de cimento.
Estas ações em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que são organizadas por movimentos sociais populares, universidade, sindicatos, ONG's, com a participação especial dos índios Tabajaras, fazem parte dos atos que ocorrem em todo mundo em protesto à Rio+20 que, segundo a ambientalista Socorro Fernandes, da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN), "não dará espaço para propostas da sociedade, é uma reunião dos principais chefes de Estado de todo mundo, que discutirão governança e capitalismo verde, por isso que faremos a Cúpula dos Povos em paralelo a essa farsa ambiental, e as ações no dia 5 de junho como forma de preparação de nosso ânimo para as lutas que virão".
 
 

Ronilson Paz recebe homenagem de Os Verdes de Tapes

O Movimento Ambientalista Os Verdes, de Tapes, do Rio Grande do Sul, outorgou certificado ao Biólogo, Professor e ex-Superintendente do IBAMA da Paraíba Ronilson José da Paz, neste dia 4 de junho de 2012, Dia Mundial do Ambientalista, pelos reconhecimento dos relevantes serviços voluntários prestados à causa ambientalista, encorajando assim outras pessoas a manterem na luta em defesa da vida e de sua existência na Terra.

Ao saber que havia sido agraciado por tão importante comenda, Ronilson Paz ficou extremamente lisonjeado, principalmente por saber que seus feitos estão sendo vistos em todo o Brasil.

Atualmente, Ronilson Paz mantém dois blogs (blog Ronilson Paz e Meio Ambiente da Paraíba, um grupo de discussão no Google Groups (Proteção do Meio Ambiente da Paraíba), bem como é voluntário da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN) e da Rede Brasileira de Informações Ambientais (REBIA).





Caminhada ecológica chama a atenção para a revitalização do Riacho das Piabas, em Campina Grande

Ambientalistas e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba convidam os interessados para as Caminhadas Ecológica às Nascentes do Riacho das Piabas, que serão realizadas nos próximos dias 5 (terça-feira - Dia Mundial do Meio Ambiente) e 17 de junho (domingo - Dia Mundial de Combate aos Efeitos da Desertificação e da Seca), no Município de Campina Grande-PB.

Leia também
 
O percurso a ser seguido está devidamente mapeado, localizado em área urbana e rural. No momento os caminhantes receberão camisa, apoio técnico, transporte e frutas além da oportunidade de contemplar nossa natureza vista com outros olhares.

Os grupos estarão sob os cuidados dos parceiros dessa articulação pela revitalização do Riacho das Piabas (Escolas Municipais, Colégio Autêntico, segmentos da Igreja Católica, Ribeirinhos, ONG Jovem Ambientalista, Projeto Universidades Cidadãs/UFCG, EMBRAPA, Ministério Público Estadual, 31º Batalhão de Infantaria Motorizado e Evento Nova Consciência).

Para o dia 5 de junho o foco será a escola publica e a comunidade local:
  • 15 alunos e 10 professores da Escola Municipal Luzia Dantas; 
  • 15 alunos e 10 professores da escola Municipal Luiz Gomes;
  • 15 pessoas da Igreja/comunidade; e
  • Membros integrantes da articulação.
  
Nesse dia 05 de junho, a saída será da Escola Luzia Dantas às 7:00 h, em ônibus da UFCG, que percorrerá a malha hídrica em destino ao Açude Velho, onde serão apresentadas as considerações históricas e ambientais desse sistema hídrico rumo à "cidade sustentável". Em seguida, o veículo seguirá a rede hídrica do riacho com destino às suas nascentes no Bairro das Nações.
 
Nesse local os caminhantes entrarão nas propriedades rurais do Sr. Amaurício Almeida, de Professores/UFCG, terminando na propriedade do Sr. Doca e Esposa. A partir desse local os caminhantes farão o percurso de cerca de 500 m para frente da TV Paraíba, de onde seguirão no ônibus de volta à escola Luzia Dantas, com previsão de chegada para às 11:30 h.

 Para o dia 17 de junho o foco será a escola privada e a sociedade civil:
  • 15 alunos e 10 professores do Colégio Autêntico;
  • 15 alunos atendidos pela ONG Jovem ambientalista;
  • 40 vagas para a sociedade civil (a ser definido); e
  • Membros integrantes da articulação. 
  
Para o dia 17 de junho, a saída será do Obelisco do Açude Novo, às 7:00, h onde se caminhará pelo Parque do Povo em destino do Açude Velho, quando serão apresentadas as considerações históricas e ambientais desse sistema hídrico rumo à "Cidade Sustentável". Em seguida o veículo seguirá a rede hídrica do riacho com destino às suas nascentes no Bairro das Nações.
 
Nesse local os caminhantes entrarão nas propriedades rurais do Sr. Amaurício Almeida, de Professores/UFCG, terminando na propriedade do Sr. Doca e Esposa. A partir desse local os caminhantes farão o percurso de cerca de 500 m para frente da TV Paraíba de onde seguirão no ônibus de volta ao Açude Novo, com previsão de chegada para às 11:30 h.
 
Vídeo  - Caminhada: Em busca do Riacho das Piabas - TV Itararé Campina Grande



  
Para obtenção de maiores informações sobre a realização das caminhadas ecológicas, procurar a Prefeitura Universitária/UFCG [(83)21011603 ou (83)2101-1572], o Professor Jógerson Pinto Gomes Pereira CTRN/UFCG (jogerson@deag.ufcg.edu.br), o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais [(83)8854-8287] ou o senhor Veneziano Guedes de Sousa Rêgo (venezianosousa@gmail.com).



domingo, 3 de junho de 2012

Petição Pública: Uma sede para a Associação Guajiru

A incansável Rita Mascarenhas, mostrando a sede
precária da Associação Guajiru Ciência -
Educação - Meio Ambiente
A Associação Guajiru Ciência - Educação - Meio Ambiente é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que funciona precariamente na Praia dos Macacos, em Intermares, Cabedelo-PB, que executa o Projeto Escolinha do Surfista, de inclusão social, através do esporte, o Projeto Cultura com Sol, uma biblioteca comunitária na praia, bem como o Projeto Tartarugas Urbanas, que protege áreas de desova e alimentação de tartarugas-marinhas.

Leia também
 
Nesses 10 anos de fundação, a Associação Guajiru Ciência - Educação - Meio Ambiente protegeu mil ninhos de tartarugas-marinhas, acompanhou o nascimento de 116 mil tartaruguinhas, atendedeu a mais de 50 mil pessoas, treinou mais de 120 voluntários, principalmente dos Cursos de Ciências Biológicas.

Embora tenha importantes serviços prestados ao Estado da Paraíba, nunca foi possível para a Associação Guajiru Ciência - Educação - Meio Ambiente obter uma sede que proporcione um local adequado para levar a termos seus projetos.

Por isto, chegou a hora de mobilização para que a Associação Guajiru Ciência - Educação - Meio Ambiente consega sua sede.

Assine a Petição Pública clicando aqui.

sábado, 2 de junho de 2012

Ambientalistas protestam pela instalação do Horto Florestal de João Pessoa

A Associação Paraibana dos Amigos da Natureza - APAN e a Organização Comunitária de Educação do Meio Ambiente - OCEMA, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, fizeram uma manifestação hoje (2) no local de implantação do Horto Florestal de João Pessoa, chamando a atenção das autoridades e da população para o abandono do local.

Leia também

Ambientalista protestam pela instalação do Horto Florestal de João Pessoa.
Foto: Rita Mascarenhas

A inauguração do Horto Florestal de João Pessoa aconteceu em 2 de agosto de 2010 e até hoje nenhuma ação concreta para a sua instalação foi providenciada, embora a população local esteja interessada na sua implantação, considerando ser esta a única área verde do bairro.


Placa informando o dia da inauguração do Horto Florestal. Foto: Rita Mascarenhas
 
O local escolhido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para a instalação do Horto Florestal Municipal não poderia ter sido melhor, considerando que se trata de um resquício de Mata Atlântica, localizado no Bairro de Mangabeira, que vem sendo depredado pelo desmatamento e depósito de lixo. Com a implantação do Horto Florestal, a área ficará mais protestiga, pois o Poder Público estará mais presente, contribiundo para a conservação da mata.

Visão geral da mata.

Durante a manifestação foi constatada uma grande quantidade de lixo depositado dentro da mata, demonstrando que a Prefeitura de João Pessoa está negligenciando a conservação desta área.


Grande quantidade de lixo está depositada na mata.





sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mutirão do Lixo Eletrônico 2012 na Paraíba

Ação promovida pelas TVs Cabo Branco e Paraíba em parceria com a empresa RCTEC Resíduos, nas Cidades de João Pessoa e Campina Grande, em comemoração da Semana do Meio Ambiente 2012, estará recolhendo restos de equipamentos eletrônicos, como monitores, teclados, mouses e celulares.

Leia também
 
No próximo sábado (2), em João Pessoa, no Busto de Tamandaré, a partir das 10 h, e em Campina Grande, no Parque da Criança, a partir das 8 h, haverá postos de recolhimento.
 
A ação tem o intuito de descartar ou reutilizar devidamente esse entulho, tendo em vista que esse tipo de lixo, se jogado junto ao lixo comum, o pode contaminar a atmosfera ou o solo, podendo chegar ao lençol freático.

O projeto engloba ações pela cidade e na internet no período de 1º a 8 de junho. Neste período, será realizada uma exposição de cartoons ecológicos feitos por ilustradores de todo o Brasil no Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa. Ao todo, são 48 obras e o melhor desenho será escolhido por uma comissão formada pela TV Cabo Branco. O vencedor ganhará um prêmio de R$ 1 mil.

No dia 5, a partir das 17h, acontece a criação de um painel ecológico ilustrado, na área externa do Shopping Tambiá. A ação acontece no Dia Internacional do Meio Ambiente, reunindo ilustradores da Grande João Pessoa para pintar um painel ecológico coletivo. Cada artista deixará sua mensagem desenhada numa obra única.

A Semana do Meio Ambiente visa a alertar os paraibanos e as empresas do estado para a importância de preservar a natureza, evitando o desperdício, reduzindo a poluição e cuidando da fauna e da flora.


Grupo quer tirar macaco guariba do risco de extinção

A Rebio Guaribas, na Paraíba, é um dos poucos locais
onde o macaco guariba pode viver sem ser importunado.
O macaco guariba Alouatta belzebul (também conhecido por bugio ou barbado) está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro.

Leia também

Este macaco é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pêlos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba, habita a Mata Atlântica, desde o sul da Bahia (subespécie Alouatta guariba guariba) até o Rio Grande do Sul, chegando ao norte da Argentina, na região de Misiones (subespécie Alouatta guariba clamitans). 

Como este Primata chama a atenção pela cor de sua pelagem, agilidade, tamanho, sofrendo com a caça ilegal, por isto estas duas subespécies constam na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA como animais ameaçados de extinção.

Na Paraíba, a Reserva Biológica Guaribas (Rebio Guaribas), administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma reserva biológica localizada nos Municípios de Mamanguape (91,59%) e Rio Tinto (8,41%), distando cerca de 50 km de João Pessoa, foi criada pelo Decreto Federal nº 98.884, de 25 de janeiro de 1990, tem como objetivo proteger um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica do Estado da Paraíba e abrigar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, dentre elas a espécie do macaco guariba.

No programa Good News, da RedeTV, de 31/05/2012, foram apresentados os esforços de pesquisadores, estudantes e servidores do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade - ICMBio, que trabalham no resgate desses macacos e tentam introduzi-lo a seu habitat natural.


Vídeo 1  - Grupo quer tirar Macaco Guariba do risco de extinção




Vídeo 2  - Grupo quer tirar Macaco Guariba do risco de extinção




APAN e OCEMA convidam para a comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente

A Associação Paraibana dos Amigos da Natureza - APAN e a Organização Comunitária de Educação do Meio Ambiente - OCEMA, convidam para atividade comemorativa ao Dia Internacional do Meio Ambiente (05 de junho), que se realizará no dia 02 de junho, às 7:00 h, no local em que foi aposta a pedra fundamental do Horto Florestal da Cidade de João Pessoa.

Leia também

O Horto Florestal é de fundamental importância, pois tem como objetivo a produção de mudas nativas necessárias ao reflorestamento da cidade, além de oferecer um local de lazer para a população.

A implantação do referido Horto é uma reivindicação dos moradores da cidade com a intenção de manter preservada a floresta bem como as margens do Rio do Cabelo. Portanto, nada mais justo do que comemorar o Dia do Meio Ambiente reivindicando a preservação das florestas, fazendo uma boa caminhada e tomando um café da manhã saudável!

Evento: Comemoração do Dia do Meio Ambiente
Data: 02 de junho de 2012
Local: Horto Florestal da cidade de João Pessoa (Cidade Verde, no Bairro Mangabeira, próximo à Escola Mestre Sivuca)
Horário: 7:00 h
Contatos: 8819 8780 (Socorro Fernandes) e 8879 1663 (Antônia Silva).


APAN e OCEMA convidam para a comemoração
do Dia Internacional do Meio Ambiente.