terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Pós-graduandos tem desconto de 80% na anuidade 2016 nos Conselhos de Biologia




Os Biólogos que estiverem cursando pós-graduação stricto sensu tem até o dia 20 de março para solicitar aos Conselhos Regionais de Biologia desconto de 80% na anuidade 2016, conforme Resolução do CFBio nº 330, de 13 de dezembro de 2013.

Aos inscritos no Conselho Regional de Biologia 5ª Região, o requerimento da solicitação pode ser baixado no site do CRBio-05 (Clique aqui).

Além desse documento, o Biólogo deverá emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente ao projeto de pesquisa desenvolvido no curso de pós-graduação e apresentar documento comprobatório da matrícula no programa de pós-graduação, devidamente firmado pelo seu coordenador, e documento comprobatório do reconhecimento pelo MEC/CAPES do Programa de Pós-Graduação.

Com o desconto, o valor da anuidade para o Biólogo pós-graduando será de R$ 91,50, uma vez que o valor integral da anuidade 2016 estabelecida pelo CFBio para 2016 é de R$ 457,51. A Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (COFEP) destaca alguns pontos importantes para o preenchimento do ART do projeto de pesquisa desenvolvido na pós-graduação. Veja na representação a seguir.

PASSO A PASSO PARA PREENCHIMENTO

1. Contratante
Nesse campo, o Biólogo colocará o nome e CNPJ da Instituição de Ensino Superior em que está realizando a pós-graduação.

2. Natureza
O Biólogo deverá marcar a opção "Prestação de Serviço"


3. Prestação de serviço
Após marcar a opção "Prestação de Serviço", o Biólogo deverá clicar apenas na opção "Execução de estudos, projetos de pesquisa e/ou serviços"


4. Identificação do serviço
Deve preencher "Projeto de Pesquisa– Aluno de Pós-graduação (Mestrado ou Doutorado)". OBS.: não colocar o título do projeto, apenas o nome "projeto de pesquisa" e informar se é Mestrado ou Doutorado.



5. Área de conhecimento e campo de atuação
Verificar a área de conhecimento e campo de atuação que se enquadram melhor, de acordo com seu projeto de pesquisa.


6. Descrição do serviço
Na Descrição Sumária da Atividade, o pós-graduando deverá colocar o título do Projeto de Pesquisa, o nome do programa de pós-graduação e da instituição, além do resumo metodológico, incluindo a área de estudo. Data de início e de término do curso, conforme exemplo a seguir:



7. Valor
Caso o pós-graduando seja contemplado com bolsa, fica facultado ao bolsista informar o valor.

8. Total de horas
A carga horária total durante a pós-graduação

9. Preenchimento da data de início
É importante destacar que essa data refere-se à data de solicitação da ART.

Nenhum comentário: