sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Divulgado o resultado do Concurso Educação Ambiental nas Escolas

João Pessoa-PB (16/11/2007) – Foi divulgado o resultado do concurso cultural Educação Ambiental nas Escolas, promovido pelo website www.ronilson-paz.net, durante todo o mês de outubro.

O concurso teve como objetivo promover o despertar da consciência socioambiental, instigando a manifestação de idéias e opiniões sobre os rumos da Educação Ambiental nas escolas brasileiras, através de propostas para a pergunta: Como tornar o ensino de Educação Ambiental mais atraente, interessante, dinâmico e inovador?

Para o julgamento dos textos enviados, foi convidada uma equipe de profissionais das áreas de Educação e Ecologia, que consideraram, no critério de seleção, a originalidade e a criatividade da resposta. Para evitar qualquer tipo de combinação, tanto os participantes quanto a Comissão Julgadora ficaram ocultos até a divulgação dos resultados.

A Comissão Julgadora foi composta por Antônio Carlos Queiroz Filho (doutorando em Geografia pela UNICAMP), Arinalda Cordeiro de Almeida (Analista Ambiental do IBAMA-PB), Gutemberg de Pádua Melo (Analista Ambiental do IBAMA-PB), Luciane Germano Goldberg (Tutora da Especialização em Educação Ambiental à distância, do SENAC-CE), Maria do Socorro Viana do Nascimento (Professora da UESPI), Maria Eugênia Camargo (Educadora Ambiental, São Paulo-SP), Ronaldo Douglas Pereira do Rêgo (Professor da UEPB e Analista Ambiental do IBAMA-PB) e Takako Watanabe (Professora da UFPB).

Os melhores textos enviados para o concurso cultural Educação Ambiental nas Escolas, foram:

“Essa não é uma tarefa muito fácil, principalmente nos moldes educacionais atuais!!! Mas nada que 1 kg de motivação, dois copos (brasileiros) cheios de renovação, três colheres de sopa cheias de alegria, duas colheres de chá de esperança, um pouco de paciência cortada em cubos e uma pitada de ajuda, não sejam um inicio... Para tanto, basta colocar cada um desses ingredientes, com muito respeito, numa tigela untada com bastante amor e carinho. Mexa. Cubra com salpicadas de ousadia e sirva à vontade. Aprovado!”
Fábio Bertassi, 23 anos, São Paulo - SP, leciona Educação Ambiental


“Para o ensino da Educação Ambiental ficar mais atraente, primeiro tem que se apaixonar por ela, entendê-la, vivenciá-la, senti-la todos os dias, em todos os lugares, transmitindo a todas as pessoas, em pequenos gestos e em grandes ações, envolver cada pessoa de que vale a pena respeitar e manter o ambiente saudável, ver o mundo diferente, mais próximo, mais nosso, mais responsável, mais dentro da gente. O ar que está dentro de nós é o mesmo de fora. Vivenciar mais é o grande início dessa atração.”
Ludmylla Pereira de Toledo, 27 anos, Tibau do Sul – RN, leciona Ciências e Biologia


Os autores dos melhores textos foram premiados com um exemplar do livro "Fundamentos, Reflexões e Experiências em Educação Ambiental", organizado pelo biólogo, professor e analista ambiental do Ibama Ronilson José da Paz, enviado pelos Correios, através de carta registrada.

8 comentários:

Fábio - pela arte de educador disse...

Caro Ronilson e demais participantes, avaliadores e colegas educadores,

Fico muito lisonjeado pela congratulação. Mas o importante é ressaltar que esta é apenas uma expressão de uma tarefa maravilha, porém árdua, da qual me propuz a realizar. A inspiração está no meu dia-a-dia, nas pessoas com quem me relaciono, no parque onde me realizo e trabalho. Espero que este também sirva para "ilustrar" a mente e o caminho de alguns que, devido a muitos "bloqueios" perderam o sabor, a poesia e o desejo de sempre crescer, inovar, enfrentar!!!

Muito agradecido pelo ato,

Um grande abraço,

Fábio Bertassi - São Paulo/SP

Um Eco-Ciclo-Arte-Edu-Comunica-Poeta-Lhaço-Trans

P.S.: Ronilson, por acaso vc tem a relação de quantas pessoas e de onde elas são, que participaram do concurso??? Essa informação seria muito valiosa e de alta curiosidade para mim que, entre muitas outras coisas, também me enveredo na área das Ciências Gegráficas, cursando na USP esta graduação. Outra questão: ficou um pouco ausente para mim sobre onde estes textos serão divulgados, para qual público, com qual intuito e etc... Por enquanto é só, muito obrigado outra vez!!!

Anônimo disse...

Considero excelente a iniciativa do website www.ronilson-paz.net. A educação é a única forma de produzir mudanças − ela cria opiniões e atitudes, e a escola é um importante forno que concentra pessoas e idéias. Estes dois ingredientes definem a formação do pensamento e a construção das lideranças que vão atuar na sociedade. Por isso considero que focar nas escolas uma parte importante dos esforços de construção de consciência socioambiental é, obviamente, o caminho mais próximo... mais responsável para despertar nos que vão tomar conta do nosso planeta em um futuro próximo, a sensibilidade, a vontade e a decisão de manter o ambiente (nosso planeta) saudável. Parabéns a todos envolvidos no concurso.

Getulius disse...

Bem, de acordo com o que lembro que pus na frase que inscrevi, Educação Ambiental não existe em si. Serve para muitos, com esse nome, sendo que são outras coisas: conscientização ecológica, ecologia ecossistêmica ou de bioma, ambientalismo, gestão ambiental etc. A existência de uma área específica para o tema tem demonstrado que não funciona, e é só mais um viés de nosso tão arraigado cartesianismo. Pior, é exatamente esse nicho tão almejado por alguns bons educadadores e um sem número de medíocres que talvez retarde aquele objetivo da Política Nacional de Educação Ambiental: transdisciplinaridade.

Anônimo disse...

Parabéns por mais essa iniciativa!

Uma correção, eu sou professora da UESPI.

Anônimo disse...

Ronilson,
Parabens aos participantes e ao seu compromisso em divulgar.
Agradeço por mandar sempre materias tão interessantes, se puder mandar sempre estarei sempre agradecida.

Anônimo disse...

Sabe pra mim não foi esses os melhores textos classificados,,, foram sim na mente de vcs,,, obrigado

Anônimo disse...

Ronilson

Parabéns pela iniciativa! Achei que os resultados foram bem merecedores.

Abraços

Anônimo disse...

Meu caro!

Parabéns pela iniciativa. Que outras se sucedam. O sítio também está interessante.

IIIIIInnnnnssaaaaaaaaaaaaa!!!!