quinta-feira, 19 de junho de 2014

SUDEMA convida para apresentação de proposta de criação de Unidade de Conservação na Mata do Buraquinho

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente - SUDEMA - do Estado da Paraíba convida a  todos os interessados a participar da assembleia pública para apresentação da proposta de criação de unidade de conservação de proteção integral para a Mata do Buraquinho, que está localizada no Município de João Pessoa. 

Mata do Buraquinho. Foto: Dirceu Tortorello

 
Leia também



A Mata do Buraquinho, que possui aproximadamente 519,75 hectares, está localizado no Município de João Pessoa, sendo hoje uma das áreas mais representativas da Mata Atlântica no Estado, destacando-se pela sua extensão e importância ecológica. A sua preservação tem sido motivo constante de preocupações, pois trata-se de um fragmento cercado pela urbanização.

De acordo com a proposta da Coordenação de Estudos Ambientais da SUDEMA, a unidade de conservação a ser criada será o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Buraquinho, que terá com objetivos: 

I - Garantir a conservação das condições naturais do meio ambiente que asseguram a existência da reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.
II - Garantir a conservação do remanescente florestal conhecido popularmente como Mata do Buraquinho.
III - Garantir a conservação das populações de flora e fauna ameaçadas de extinção através de sua proteção e ações de manejo.
IV - Garantir a conservação do aquífero para manutenção da capacidade hídrica do manancial.
V - Proteger o remanescente florestal para garantir a manutenção do microclima da cidade de João Pessoa.
VI - Estimular a conectividade entre o remanescente florestal e demais fragmentos de floresta da região metropolitana de João Pessoa.
VII - Colaborar com as atividades de visitação e educação, estimulando uma consciência crítica em relação às questões ambientais na Mata do Buraquinho.
VIII - Estimular as pesquisas científicas em prol da conservação ambiental.

Poços artesianos localizados na Mata do Buraquinho.
Foto: Internet.
A conservação deste resquício de Mata Atlântica, no coração do Município de João Pessoa é uma medida justificável não apenas pela sua importância socioeconômica e pela exuberante beleza natural para a comunidade local, como também pelo patrimônio genético que encerra, resguardando em seu interior, a maior e a mais representativa coleção urbana in situ de espécies vivas da flora e fauna nativa de remanescentes de Mata Atlântica do Estado.  

Para se ter uma ideia da importância ecológica desse habitat, recentemente uma cobra coral verdadeira coletada na Mata do Buraquinho é a mais nova espécie de serpente conhecida no país. A espécie Micrurus potyguara, descrita na edição de abril da revista Zootaxa mostra como a rica biodiversidade da maltratada Mata Atlântica ainda esconde novas descobertas.

Data: 25 de junho de 2014
Horário: 15:00 horas
Local: Auditório do Jardim Botânico Benjamin Maranhão

Clique aqui, para conhecer o estudo que embasou a criação do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Buraquinho.  

Nenhum comentário: