quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Novo vírus se espalha pelo Skype

Uma nova praga digital está sendo disseminada por meio do Skype, desde a quinta-feira (28) com o oferecimento de um arquivo com dupla extensão.

Leia também
 
Para se espalhar, o vírus faz com que o Skype envie um arquivo executável com dupla extensão statement_52734.pdf.exe, que é responsável pela infecção do computador, caso o recebedor execute o arquivo, pensando que se trata de um arquivo PDF. Acontece que, na maioria dos computadores, o Windows mantém oculta as extensões dos tipos de arquivos mais conhecidos, o que favorece a confusão dos usuários e a infecção do computador.

Como seu contato não sabe do envio do programa, rejeite o recebimento do arquivo e alerte-o para que ele possa providenciar a desinfecção do computador dele.

Vírus tenta se disseminar através do Skype, por meio do oferecimento de arquivo com dupla extensão.


Não se sabe o que o vírus faz, além de enviar o arquivo executável com dupla extensão, por isso é extremamente recomendável que sejam realizadas as trocas de todas as senhas, inclusive as bancárias, caso utilize o computador para esse tipo de transação. Bem com o uso de um programa antivírus.

Os primeiros Worms que infectaram o Skype espalhavam-se por meio de textos relacionados a fotos no Skype, que continuam endereços encurtados pelo tinyurl.com, bit.ly, goo.gl e migre.me. Embora previsível, essa é a primeira vez que os desenvolvedores de vírus utilizam arquivos com dupla extensão para disseminar seus vírus.


Nenhum comentário: