Uma nova praga digital está sendo disseminada por meio do Skype, desde a quinta-feira (28) com o oferecimento de um arquivo com dupla extensão.
Leia também
- Configurações de e-mail devem ser atualizadas para 2013
- Presidenta sanciona "Lei Carolina Dieckmann", que pune crimes na Internet
- "Error Code IDBI5790" é phishing
- Tentativa de phishing usando conta da UNICAMP
- Como saber se seu computador está infectado pelo DNSChanger
- Computadores infectados sofrerão apagão na próxima segunda-feira, dia 9 de julho
- Os Vírus de Computador Completam 25 anos
Para se espalhar, o vírus faz com que o Skype envie um arquivo executável com dupla extensão statement_52734.pdf.exe, que é responsável pela infecção do computador, caso o recebedor execute o arquivo, pensando que se trata de um arquivo PDF. Acontece que, na maioria dos computadores, o Windows mantém oculta as extensões dos tipos de arquivos mais conhecidos, o que favorece a confusão dos usuários e a infecção do computador.
Como seu contato não sabe do envio do programa, rejeite o recebimento do arquivo e alerte-o para que ele possa providenciar a desinfecção do computador dele.
Vírus tenta se disseminar através do Skype, por meio do oferecimento de arquivo com dupla extensão. |
Não se sabe o que o vírus faz, além de enviar o arquivo executável com dupla extensão, por isso é extremamente recomendável que sejam realizadas as trocas de todas as senhas, inclusive as bancárias, caso utilize o computador para esse tipo de transação. Bem com o uso de um programa antivírus.
Os primeiros Worms que infectaram o Skype espalhavam-se por meio de textos relacionados a fotos no Skype, que continuam endereços encurtados pelo tinyurl.com, bit.ly, goo.gl e migre.me. Embora previsível, essa é a primeira vez que os desenvolvedores de vírus utilizam arquivos com dupla extensão para disseminar seus vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário