domingo, 6 de junho de 2010

Todo o Dia é Dia do Meio Ambiente

Criado em 1972, durante a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano - a Conferência de Estocolmo, realizada com o intuito de debater assuntos ambientais, que englobam a Terra, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho de cada ano, está incluído nas comemorações alusivas à Semana Nacional de Meio Ambiente, instituída pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981.

Inegavelmente, reservar um dia ou uma semana para se debater os diversos tipo de agressão ao meio ambiente, como a poluição do ar, do solo e da água, os desmatamentos, a diminuição da biodiversidade e da água potável destinada ao consumo humano, a destruição da camada de ozônio, o aquecimento global intensificado pelas ações antrópicas, é extremamente importante. Entretanto, para as pessoas que lidam diretamente no combate a essas degradações ambientais e a remediação dessas degradações, todo o dia é Dia do Meio Ambiente.

Essa conscientização ambiental, que se deve ser perenizada por todo o ano, é a segurança necessária para que as ações de preservação e conservação do meio ambiente sejam mais eficientes e eficazes.

A Educação Ambiental pode ser a estratégia necessária para perenizar a conscientização de nossa sociedade moderna, principalmente com relação à quantidade enorme de lixo descartado todos os dias. A maioria desse rejeito, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, que causam a degradação da Natureza e a contaminação de várias espécies animais podem ser reutilizados, através do processo da reciclagem, minimizando seus efeitos deletérios.

Embora haja bastantes campanhas de conscientização da importância da reciclagem do lixo, ainda flagramos várias pessoas jogarem lixo a céu aberto, ou até mesmo através das janelas de seus carros. Por isto, acredito que as campanhas devem, cada vez mais, terem como alvo os adultos. Os adultos devem ser conscientizados da necessidade da preservação ambiental.

Que no próximo Dia Mundial do Meio Ambiente, considerando essa nova premissa de que todo o dia é dia do meio ambiente, tenhamos ainda mais o que comemorar.

Nenhum comentário: