domingo, 6 de junho de 2010

Ibama realiza reintrodução de animais silvestres na Paraíba

O IBAMA da Paraíba, como parte das comemorações relativas à Semana do Meio Ambiente, promoveu, nessa sexta-feira, dia 4 de junhode 2010, a reintrodução de 522 espécimes de animais silvestres na Fazenda Tamanduá, no Município de Santa Terezinha-PB, a 350 km da Capital João Pessoa.

Psittacidae prontos para a reintrodução.
Psittacidae prontos para a reintrodução.


A Fazenda Tamanduá, que possui uma área de 3.073 ha, foi escolhida como área de soltura pelo IBAMA-PB porque possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, uma unidade de conservação de proteção integral, com 325 ha, além de 614 ha de reserva legal averbada em cartório, perfazendo 939 ha de área protegida.

Servidores do IBAMA-PB realizando soltura de animais silvestres no semiárido paraibano.
Servidores do IBAMA-PB realizando soltura de animais silvestres no semiárido paraibano.

Nessa reintrodução foram escolhidas espécies típicas do Bioma Caatinga, pertencentes às Ordens Passeriformes, Psittaciformes, Gruiformes e Chelonia. Dentre as espécies soltas, incluem-se azulão (Cyanoloxia brissonii), com 140 indivíduos, caboclinho (Sporophila bouvreuil), com 57, galo-de-campina (Paroaria dominicana), com 49, tipio (Sicalis luteola), com 38, bigode (Sporophila lineola), com 33, além de 20 jabutipiranga (Chelonoides carbonaria).


Jabutipirangas ganham a liberdade no semiárido paraibano
Jabutipirangas ganham a liberdade no semiárido paraibano.

De acordo com o responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do IBAMA-PB, Analista Ambiental e Médico Veterinário Paulo Guilherme C. Wagner, todos os animais reintroduzidos passaram por um período de quarentena, além de medicados e desverminados. Estes espécimes tiveram origem principalmente de apreensões feitas pela fiscalização do IBAMA-PB em residências e feiras-livres, sendo alguns repatriados de apreensões realizadas no sudeste do Brasil (Rio de Janeiro e Espírito Santo) e sul da Bahia. "A reintrodução de animais na Natureza é uma constante no IBAMA-PB, no ano de 2009, onde cerca de 4500 animais deram entrada no CETAS e a todos foi dado o destino adequado", concluiu o Analista.

Seriema ganha a liberdade no semiarido paraibano, na Fazenda Tamanduá.
Seriema ganha a liberdade no semiarido paraibano, na Fazenda Tamanduá.

Como Superintendente do IBAMA-PB, Analista Ambiental e Biólogo, participei ativamente da operação de reintrodução, considerando que é um compromisso do IBAMA, atendendo as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente, reintroduzir os animais apreendidos de modo a não permitir que as capturas de animais silvestres não autorizadas levem extinção de espécies. Também tenho ciência de que a reintrodução é muito importante porque devolve à Natureza parte dos animais indevidamente capturados, mas é ainda mais importante que as pessoas aprendam a contemplar os animais na Natureza, sem gaiolas. É como sempre digo, se você gosta de animais, deixe-os soltos.

Um comentário:

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Olá Ronilson,

gostei muito do blog e desse trabalho de divulgação,das coisas que aconteçem na nossa terra ....muito bom.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.