sábado, 14 de abril de 2012

Ambientalistas fazem petição pública para proteger os tubarões no Recife

Um grupo de ambientalista teve a iniciativa de fazer petição pública, a ser encaminhada às autoridades ambientais de Pernambuco, para proteger os tubarões no Recife.

Nessa última semana, começou uma campanha nas redes sociais que defende a matança indiscriminada de tubarões na Praia de Boa Viagem e adjacências, para assim tornar as praias mais seguras para os banhistas, considerando que é nesta região que acontecem corriqueiros ataques de tubarões a banhistas e surfistas.

Os ambientalistas argumentam que a mera matança indiscriminada de tubarões não resolve os seus ataques na Praia de Boa Viagem, podendo inclusive aumentar a sua incidência, a não ser que seja feito um estudo rigoroso, mostrando as reais causas dos ataques de tubarões, bem como propondo um método de controle autorizado pelos órgãos ambientais competentes, que necessariamente deve ter o crivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e do Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA).

Veja abaixo o texto da petição pública:

Abaixo-assinado Contra a Matança de Tubarões no Recife! Contra o "Manifesto P5 - Movimento Praia é Nossa!"
 
Para: Autoridades do Recife
 
Sr. Prefeito e Srs. Vereadores do Recife,

Manisfestamos através desta petição o repúdio aos atos e opiniões expressados pelo grupo entitulado "Manifesto P5 - Movimento Praia É Nossa". Este grupo defende a matança indiscriminada de tubarões na praia de Boa Viagem em prol da "Prática Segura" do surf no local. Além disso, planejam realizar uma bateria de surf suicída nesta praia. Nós queremos o apoio das autoridades na defesa destes animais!

Abaixo, apresentamos nossos motivos:
 
- O culpado pelos ataques é o homem e não o tubarão. Fomos nós que criamos o problema. O tubarão é atraído para a praia por conta do intenso fluxo de navios em Suape. É aí que acontecem os ataques a surfistas e banhistas.

- Já existem programas de controle destas espécies. Os tubarões são capturados, estudados, marcados para monitoramento e devolvidos ao mar. Segundo informações do Prof. Fabio Hazin, todos os tubarões marcados continuaram sua rota migratória rumo ao norte, não retornando para as praias.

Estamos fazendo esta petição por todos os cidadãos de Recife, de Pernambuco e do Brasil que são a favor da preservação da nossa fauna marinha e contrários a esta matança. Não permitam a morte de tubarões em suas águas. O trabalho correto já está sendo feito.
 
Atenciosamente,
 
Os signatários

Para assinar a Petição Pública, clique aqui.


Nenhum comentário: