As principais características de algumas unidades de conservação (UCs) brasileiras, como espécies que habitam o local e biomas existentes, começaram a ser reunidas em um portal na internet criada pela organização não governamental (ONG) WWF Brasil.
Leia também
- Lei que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação completa 12 anos
- Ministério do Meio Ambiente lança o Roteiro para Criação de Unidade de Conservação Municipais
- Esgotado o livro "Unidades de Conservação no Brasil: História e Legislação"
- Ministério do Meio Ambiente lança Mapa das Unidades de Conservação e Terras Indígenas da Caatinga
Embora ainda apresente dados incompletos, o portal Observatório de Unidades de Conservação já pode ser consultado pela Internet.
O Observatório de Unidades de Conservação é um espaço virtual de iniciativa do WWF-Brasil e instituições parceiras para permitir a geração e sistematização de dados atualizados sobre as unidades de conservação brasileiras, com a possibilidade de divulgação de documentos, publicações e fotos dessas áreas, além da geração de relatórios, análises, mapas e gráficos. Como apresenta um sistema de busca, é possível organizar informações por estados, categoria (se é parque nacional, reserva extrativista ou floresta estadual, por exemplo), esfera (federal ou estadual) e grupo (proteção integral ou uso sustentável).
As unidades de conservação são importantes ferramentas para a preservação da biodiversidade, considerando que elas podem abrigar uma quantidade muito grande de seres vivos, pertencentes a um grande número de ecossistemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário