domingo, 12 de fevereiro de 2017

Ajudando a fazer Ciência em Curitiba

Nyelson Nonato
Graduado em 2016, aos 23 anos, em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Paraíba, o pessoense  Nyelson da Silva Nonato foi aprovado e está procurando apoio para cursar o Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, em nível de mestrado, na Universidade Federal do Paraná, sob a orientação do Professor Dr. Luiz Pereira Ramos, pesquisador do Departamento de Química, que estuda o aproveitamento tecnológico de recursos renováveis, com ênfase em química da madeira, biocatálise e na produção de biocombustíveis líquidos (bioetanol e biodiesel) de primeira, segunda e terceira (microalgas) gerações.  

O objetivo de Nyelson da Silva Nonato é aprender novas metodologias e técnicas/tecnologias científicas para desenvolver ferramentas no cultivo de espécies de microalgas dulcícolas nativas da Região Sul e Nordeste do Brasil, testando sua capacidade de produção de lipídeos, proteínas e carboidratos a fim de selecionar espécies potencialmente produtoras desses compostos e assim direcionar o seu uso à produção de biocombustíveis.

A ida de Nyelson da Silva Nonato para a UFPR é uma ótima oportunidade de gerar novos conhecimentos na área de produção de biocombustíveis a partir de energias renováveis, contribuindo diretamente com o meio ambiente. Além de desenvolver uma parceria entre a UFPB e a UFPR e assim expandir as pesquisas científicas no Brasil com microalgas.

Devido a toda conjuntura econômica e política do país em andamento o medo bateu em Nyelson da Silva Nonato e a possibilidade de dar continuação ao sonho de concluir sua pós-graduação foi um pouco abalada. Mesmo assim procurou por possíveis seleções para curso a pós-graduação, sempre buscando as que tivessem seus processos seletivos pela internet, sem necessidade de locomoção, com disponibilidade de Bolsas de Estudo e que compreendessem a sua área de pesquisa e objetivo de ser um multiplicador de informações e tecnologias científicas a sociedade.

A campanha de Nyelson da Silva Nonato está no Catarse, primeira e maior plataforma brasileira de crowdfunding (financiamento coletivo via Internet). Para passar seu primeiro mês em Curitiba, ele prevê as seguintes despesas:
 

Mas você pode também se juntar à causa, fazendo a contribuição diretamente em sua conta bancária:

  • Banco do Brasil  – Conta/ Poupança: 30.595-2 – Agência: 1619-5



Nenhum comentário: