Tillandsia paraibensis R.A.
Pontes, sp. nov. em seu hábito em Araruna-PB. Foto: Ricardo Pontes. |
A nova espécie de bromélia foi coletada no Município de Araruna-PB, que faz fronteira com o Rio Grande do Norte, localizado na Microrregião do Curimataú, região de transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga, sobre as rochas graníticas dos inselbergues do Parque Estadual da Pedra da Boca, mais especificamente na Pedra do Carneiro, Pedra da Santa e Pedra da Boca, que se eleva a uma altitude de 580 metros acima do nível do mar, que lhe proporciona um clima ameno, característica do brejo de altitude, cuja temperatura no inverno chega aos 18 °C.
A floração da espécie Tillandsia paraibensis. Foto: Ricardo Pontes. |
De acordo com o biólogo, a descoberta desta nova espécie de Bromeliaceae é muito importante para a flora da Paraíba, porque mostra que, apesar da situação grave de degradação ambiental dos resquícios de vegetação natural, ainda há muito a ser conhecido na flora. "A expectativa é que a publicação desta nova espécie dê maior visibilidade à unidade de conservação, estimulando outras pesquisas de campo sobre a biodiversidade local", concluiu.
Quem estiver interessado em conhecer a nova espécie de Bromeliaceae da Paraíba, pode se dirigir ao Jardim Botânico de João Pessoa, onde espécimes vivos estão sendo cultivados na sua coleção de bromélias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário