domingo, 7 de outubro de 2012

Duas tartarugas-verdes encontradas mortas na Paraíba

Tartaruga-verde encontrada morta atrás do
Hotel Tambaú. Foto: Ricardo Pontes.
Hoje, duas tartarugas-verdes foram encontradas mortas na Costa da Paraíba. Uma foi encontrada na Praia de Tambaú, em João Pessoa, e outra na Praia de Camboinha, em Cabedelo.


Leia também

De acordo com a bióloga e coordenadora do Projeto Tartarugas Urbanas da ONG Guajiru, Rita Mascarenhas, a rede de pesca é um das principais causadoras de mortalidade das tartarugas. "Elas ficam presas e não conseguem retornar à superfície e acabam morrendo asfixiadas". Outro fator determinante, segundo a bióloga, é a poluição das águas, tendo em vista que as tartarugas, assim como outros animais, alimentam-se de algas marinhas. Na visão desses seres, é semelhante às sacolas plásticas abandonadas no mar. Com isso, as tartarugas acabam morrendo por obstrução dos intestinos e estômago.
 
Além disso, as tartarugas também podem morrer por complicações de doenças e também pelo ataque de predadores como os tubarões. Cerca de 90% desses animais que frequentam o litoral paraibano são da espécie Chelonia mydas, mais conhecida oularmente como tartaruga-verde.
 
 

Nenhum comentário: