sábado, 21 de dezembro de 2013

Tem início o Verão para a temporada 2013-2014

Começou hoje, pontualmente às 15:11 h, pelo horário de Brasília, no Hemisfério Sul, o Verão, que deixa o Brasil sob a influência de ar úmido e quente, facilitando a formação de nuvens carregadas, que favorece as fortes pancadas de chuva, com raios e até ventania e granizo, como tem acontecido nesses últimos dias no Sertão e Cariri paraibanos.
 

Previsão do tempo para a Cidade de João Pessoa, para os próximos três dias,
de acordo com o CPTEC.

Leia também

Essa estação também é caracterizada por dias mais longos do que as noites. Isso acontece porque a  superfície terrestre no Hemisfério Sul  fica exposta à radiação solar por um período maior do que nas demais estações do ano.

O verão do hemisfério norte é chamado de "verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "verão austral". O "verão boreal" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de junho, e termina com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de setembro. O "verão austral" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de dezembro, e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de março nesse mesmo hemisfério.

 

Postar um comentário