segunda-feira, 4 de junho de 2012

Caminhada ecológica chama a atenção para a revitalização do Riacho das Piabas, em Campina Grande

Ambientalistas e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba convidam os interessados para as Caminhadas Ecológica às Nascentes do Riacho das Piabas, que serão realizadas nos próximos dias 5 (terça-feira - Dia Mundial do Meio Ambiente) e 17 de junho (domingo - Dia Mundial de Combate aos Efeitos da Desertificação e da Seca), no Município de Campina Grande-PB.

Leia também
 
O percurso a ser seguido está devidamente mapeado, localizado em área urbana e rural. No momento os caminhantes receberão camisa, apoio técnico, transporte e frutas além da oportunidade de contemplar nossa natureza vista com outros olhares.

Os grupos estarão sob os cuidados dos parceiros dessa articulação pela revitalização do Riacho das Piabas (Escolas Municipais, Colégio Autêntico, segmentos da Igreja Católica, Ribeirinhos, ONG Jovem Ambientalista, Projeto Universidades Cidadãs/UFCG, EMBRAPA, Ministério Público Estadual, 31º Batalhão de Infantaria Motorizado e Evento Nova Consciência).

Para o dia 5 de junho o foco será a escola publica e a comunidade local:
  • 15 alunos e 10 professores da Escola Municipal Luzia Dantas; 
  • 15 alunos e 10 professores da escola Municipal Luiz Gomes;
  • 15 pessoas da Igreja/comunidade; e
  • Membros integrantes da articulação.
  
Nesse dia 05 de junho, a saída será da Escola Luzia Dantas às 7:00 h, em ônibus da UFCG, que percorrerá a malha hídrica em destino ao Açude Velho, onde serão apresentadas as considerações históricas e ambientais desse sistema hídrico rumo à "cidade sustentável". Em seguida, o veículo seguirá a rede hídrica do riacho com destino às suas nascentes no Bairro das Nações.
 
Nesse local os caminhantes entrarão nas propriedades rurais do Sr. Amaurício Almeida, de Professores/UFCG, terminando na propriedade do Sr. Doca e Esposa. A partir desse local os caminhantes farão o percurso de cerca de 500 m para frente da TV Paraíba, de onde seguirão no ônibus de volta à escola Luzia Dantas, com previsão de chegada para às 11:30 h.

 Para o dia 17 de junho o foco será a escola privada e a sociedade civil:
  • 15 alunos e 10 professores do Colégio Autêntico;
  • 15 alunos atendidos pela ONG Jovem ambientalista;
  • 40 vagas para a sociedade civil (a ser definido); e
  • Membros integrantes da articulação. 
  
Para o dia 17 de junho, a saída será do Obelisco do Açude Novo, às 7:00, h onde se caminhará pelo Parque do Povo em destino do Açude Velho, quando serão apresentadas as considerações históricas e ambientais desse sistema hídrico rumo à "Cidade Sustentável". Em seguida o veículo seguirá a rede hídrica do riacho com destino às suas nascentes no Bairro das Nações.
 
Nesse local os caminhantes entrarão nas propriedades rurais do Sr. Amaurício Almeida, de Professores/UFCG, terminando na propriedade do Sr. Doca e Esposa. A partir desse local os caminhantes farão o percurso de cerca de 500 m para frente da TV Paraíba de onde seguirão no ônibus de volta ao Açude Novo, com previsão de chegada para às 11:30 h.
 
Vídeo  - Caminhada: Em busca do Riacho das Piabas - TV Itararé Campina Grande



  
Para obtenção de maiores informações sobre a realização das caminhadas ecológicas, procurar a Prefeitura Universitária/UFCG [(83)21011603 ou (83)2101-1572], o Professor Jógerson Pinto Gomes Pereira CTRN/UFCG (jogerson@deag.ufcg.edu.br), o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais [(83)8854-8287] ou o senhor Veneziano Guedes de Sousa Rêgo (venezianosousa@gmail.com).



Nenhum comentário: