O dia 16 de junho é comemorado por vários grupos conservacionistas no mundo inteiro como o Dia Internacional das Tartarugas Marinhas, em homenagem ao nascimento do Dr. Archie Carr, pioneiro nos estudos sobre estes quelônios.
Leia também
- 31 de Julho: Dia Internacional do Guarda-Parque
- 17 de Julho: Dia de Proteção às Florestas
- 17 de Junho: Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação
- 8 de Junho: Dia Mundial dos Oceanos
- Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 é marcado por protestos na Paraíba
- 27 de Maio: Dia da Mata Atlântica
- 3 de Maio: Dia do Pau-Brasil
Archie Fairly Carr, Jr. (16 de junho de 1909 - 21 de maio de 1987) foi um herpetólogo norte-americano, ecólogo, professor de zoologia na Universidade da Flórida e um conservacionista pioneiro. Em 1987, foi agraciado com o Prêmio Ecologista Eminente, pela Sociedade Ecológica da América. Fez contribuição extraordinária para a conservação de tartarugas marinhas, chamando a atenção o declínio das populações de tartaruga no mundo todo, devido à sobre-exploração e perda de habitat seguro.
Na década de 1950, o Dr. Archie Carr começou a trabalhar na conservação das tartarugas marinhas em Tortuguero, na Costa Rica, e se tornou um dos mais importantes pesquisadores da área. Através de seus estudos e escritos, é responsável por grande parte do que se conhece sobre a biologia e o ciclo de vida destes animais.
No Brasil, o Projeto TAMAR é um projeto conservacionista dedicado à preservação de espécies de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. O nome TAMAR é uma contração das palavras tartaruga e marinha, necessária, no início da década de 1980, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas para a identificação dos espécimes pelo Projeto, para estudos de biometria, monitoramento das rotas migratórias e outros.
Desde então, o nome passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado primeiramente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e, posteriormente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas, órgão governamental, e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR), instituição não governamental, de utilidade pública federal.
Na Paraíba a Associação Guajiru Ciência - Educação - Meio Ambiente é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que funciona precariamente na Praia dos Macacos, em Intermares, Cabedelo-PB, que executa o Projeto Escolinha do Surfista, de inclusão social, através do esporte, o Projeto Cultura com Sol, uma biblioteca comunitária na praia, bem como o Projeto Tartarugas Urbanas, que protege áreas de desova e alimentação de tartarugas-marinhas.
Filhotes de tartaruga-marinha correndo para a vida na Praia dos Macacos, em Intermares, Cabedelo-PB. |
Esse dia é comemorado em todo o mundo em uma variedade de formas, desde vestir-se como tartarugas para salvar outras tartarugas capturadas nas rodovias, como para a investigação de atividades que façam mal ao seu habitat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário