terça-feira, 13 de outubro de 2015

Edital da CAPES apoia pesquisa sobre mudanças climáticas e recursos hídricos



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou nessa terça-feira, 13, edital referente ao Programa de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Mudanças Climáticas e seus Impactos sobre os Recursos Hídricos, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). Serão selecionadas propostas para implantação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e cooperação acadêmica com vistas à formação de recursos humanos e geração de conhecimento sobre mudanças climáticas e de usos da terra e seus impactos sobre os recursos hídricos no Brasil.
 
Será conferida prioridade à seguinte área temática específica:
1. Desenvolvimento e avaliação do modelo global BESM (Brazilian Earth System Model) e modelo regional Eta do Sistema Terrestre e geração de cenários de mudanças climáticas e de usos da terra;
2. Aperfeiçoamento e avaliação do modelo global BESM e do modelo regional Eta;
3. Aperfeiçoamento do acoplamento do componente atmosférico com o componente hidrológico do modelo regional Eta global BESM e do modelo e do acoplamento do modelo regional Eta com o modelo global BESM;
4. Estudos e projeções de eventos hidrológicos extremos; e
5. Avaliação da sensibilidade da disponibilidade hídrica frente às mudanças climáticas e de usos da terra.
 
Os projetos que atenderem aos requisitos descritos no edital devem ser inscritos pelo coordenador-geral designado da instituição de ensino e/ou de pesquisa demandante até o dia 12 de novembro. As propostas deverão ser enviadas à Capes em duas vias, uma impressa, por correio, e outra digitalizada, em formato PDF, por e-mail (ana.mudancas@capes.gov.br).
 
Serão apoiados até três projetos no âmbito do edital com duração máxima de cinco anos para execução das atividades. Aos projetos aprovados serão financiadas bolsas no país nas modalidades de mestrado, doutorado e pós-doutorado e bolsas no exterior nas modalidades doutorado-sanduíche, estágio pós-doutoral e estágio sênior, além de missões de estudo e missões de pesquisa e docência.
 
Veja aqui o edital completo.
 

 
Postar um comentário