terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Error Code IDBI5790" é phishing

Se você recebeu e-mail com o assunto "Error Code IDBI5790", não abra o link contido na mensagem que indica como resolver o problema. Simplismente apague-a. Trata-se nada mais, nada menos, do que phishing que apresenta uma réplica falsa da página de login de determinados servidores de e-mail.

Leia também
 
Esta tentativa de phishing foi experimentada pela University of Vermont e, mais recentemente, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Este tipo de mensagem, que solicita dados pessoais de diversos tipos, não deve ser levado em consideração, uma vez que as empresas e corporações jamais solicitam estes dados via e-mail.

Se alguém cedeu suas informações pessoais solicitada na página falsa, deve imediatamente acessar a página do servidor de e-mail e providenciar, o mais rápido possível, a modificação de sua senha. Recomenda-se, também, caso ache necessário, entrar em contato com o suporte do serviço para receber as orientações necessárias.

Assim, não é demais alertar. Antes de oferecer seu nome de usuário e senha, mesmo sob promessas das mais atraentes, para qualquer entidade, procure saber a idoneidade da pessoa ou instituição que está reqerendo. Fazendo isto, evita-se evitando várias possiblidades de alguém pescar os seus dados de e-mail, ou de sua conta bancária ou cartão de crédito, onde os prejuízos poderiam ser bem maior.


Nenhum comentário: