domingo, 30 de dezembro de 2012

Golfinho é encontrado morto em Lucena-PB

Golfinho encontrado morto em Lucena-PB.
Foto: Fernando Bronzeado.
Foi encontrado na noite desse sábado (29), na Praia de Lucena-PB, por volta das 20:00 h, um golfinho morto, apresentando uma grande mordida. De acordo com as características do ferimento, acredita-se que ela (a mordida) tenha sido praticada por um tubarão.

Leia também

Este é o segundo golfinho encontrado morto nas praias da Paraíba. Na manhã de 25 de março, outro golfinho apareceu morto na praia do Bessa, em João Pessoa. O animal foi encontrado por banhistas que acionaram o Batalhão de Polícia Ambiental, porém antes da chegada da guarnição, as pessoas que estavam no local enterraram-no.

Além dos humanos, que muitas vezes capturam acidentalmente em suas redes, os principais inimigos dos golfinhos são os tubarões, principalmente o tubarão-branco (Carcharodon carcharias) e o tubarão-tigre (Galeocerdo cuvieri), e as orcas (Orcinus orca).


Reconstituiçao do ataque.


Os golfinhos vivem em bandos de dois a mil indivíduos e são excelentes nadadores, podendo superar 50 km/h e descer a incríveis 300 metros de profundidade! Com tantas habilidades, abusam da valentia contra seus agressores. Mas nem sempre se dão bem.

Nos casos de se encontrar estes animais mortos na praia, tem pouco a ser feito. É importante contactar os órgãos de fiscalização do meio ambiente (IBAMA, ICMBio, Polícia Ambiental) e os bombeiros, que após realizar as anotações de praxe (tamanho, peso), para ser usado em estudos da espécie, pode enterrá-lo.
   
 

2 comentários:

Gilson do Nascimento Melo disse...

Lamento o ocorrido com o pequeno cetáceo. Ronilson, aproveito para pedir permissão para fazer duas retificações. A primeira diz respeito ao trecho "... acredita-se que ela (a mordida) tenha sido proferida por um tubarão". Como não se tratava de uma palestra ou pronunciamento, o correto seria empregar, p. ex., 'praticada', em vez de 'proferida'. A segunda se refere à legenda "Reconstituição do crime". Crime?! Não se aplica quando opera a natural lei da sobrevivência. Melhor teria sido redigir "Reconstituição do ataque".
Um abraço.

Gilson do Nascimento Melo

Ambiência disse...

Valeu, Gilson Melo. Corrigido. Sabia que poderia contar com você! ;-)

Abraços!