sábado, 22 de setembro de 2012

22 de Setembro: Primavera

O ipê-amarelo, árvore comum no Estado da Paraíba,
do Litoral ao Sertão, começa a florir no início da
Primavera. Foto: Internet.
A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres, por isto, até 1965, comemoravam-se nesta data o Dia da Árvore. É nesta época em que ocorre a floração de grande maioria das fanerógamas.

Leia também
No hemisfério norte, a Primavera é chamada de "Primavera Boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera Austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, em 21 de março e termina em 21 de junho. A "Primavera Austral" tem início, no Hemisfério Sul, em 22 de setembro e termina em 21 de dezembro.

Do ponto de vista da Astronomia, a Primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de setembro e termina no solstício de dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de março e termina no solstício de junho. No dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo. Daí que, no Nordeste do Brasil, na Primavera tem início o período da estiagem.



Nenhum comentário: