O Dia Mundial Sem Carro é um movimento voluntário que começou na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.
Leia também
- 22 de Setembro: Primavera
- Festa Anual das Árvores começa dia 21, para as regiões sul, sudeste e centro-oeste
- 17 de Setembro: Dia Mundial Contra os Transgênicos
- 31 de Julho: Dia Internacional do Guarda-Parque
- 17 de Julho: Dia de Proteção às Florestas
- 17 de Junho: Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação
- 16 de Junho: Dia Internacional das Tartarugas Marinhas
- 8 de Junho: Dia Mundial dos Oceanos
- Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 é marcado por protestos na Paraíba
- 27 de Maio: Dia da Mata Atlântica
- Festa Anual das Árvores começa na última semana de março nas Regiões Norte e Nordeste
- 3 de Maio: Dia do Pau-Brasil
Trata-se de um manifesto para reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intensivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite para o uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.
No Brasil, o Município de São Paulo, depois da aprovação da lei de autoria do vereador Chico Macena, que instituiu o "Dia Municipal Sem Carro", também celebrado em 22 de setembro. Sancionada no dia 23 de novembro de 2009, a lei prevê que o executivo adote medidas educativas a fim de incentivar a diminuição do uso do carro e o aumento da utilização do transporte coletivo e da bicicleta como meio de locomoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário