terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Surto de dengue ainda ameaça vários municípios brasileiros

No Estado da Paraíba sete municípios ainda são ameaçados por surto de dengue

Apesar da queda do número de casos de dengue e de mortes decorrentes da doença este ano, 91 municípios ainda seguem com risco de enfrentar surto da doença até o fim do verão. Outros 265 estão em estado de alerta. Palmas, capital do Tocantins, é uma das cidades onde a quantidade de casos já indica surto da doença, segundo balanço divulgado ontem (13) pelo Ministério da Saúde.

Leia também
O número de cidades com risco de surto (91) é superior à previsão divulgada pelo governo em dezembro (48). De acordo com Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde, o aumento já era esperado, pois as informações do ano passado tinham como base a pré-temporada de verão. “É natural que cresça o número de municípios por causa do clima mais propício à proliferação do mosquito”, explicou.

Das 91 cidades em risco de surto, a maioria está nos estados da Bahia, do Maranhão e de São Paulo (46). Nesses municípios, em cerca de 4% das casas e imóveis visitados pelos agentes de vigilância sanitária foram encontradas larvas do mosquito transmissor da doença. Palmas tem a maior taxa de incidência da doença, com 743,7 casos por grupo de 100 mil habitantes. Tocantins é, também, o estado com a maior incidência, 249,4 casos para cada 100 mil pessoas. A taxa nacional é 21,2 por 100 mil.

A incidência também aumentou em Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Sergipe. O levantamento mostra a predominância do vírus tipo 4 nas regiões Norte e Nordeste e do tipo 1 nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Os quatro tipos de vírus provocam os mesmos sintomas e nenhum é mais grave que o outro.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a maioria dos criadouros do mosquito foi encontrada em recipientes e depósitos de lixo. No Sudeste e no Sul, os focos principais são pratinhos de plantas, calhas entupidas e outros locais que acumulam água dentro das casas. No Nordeste, o problema maior está nas caixas d`águas.

Os dados mostram redução de 62% dos casos de dengue entre os dias 1º janeiro e 11 de fevereiro, equivalente a 40,4 mil casos, em comparação ao mesmo período de 2011, com 106,3 mil registros. O número de casos graves caiu 86% e o de mortes passou de 95 em 2011 para 32 no começo deste ano.

Embora o número de casos suspeitos de dengue notificados no Estado da Paraíba durante o mês de janeiro de 2012, em relação ao mesmo período de 2011, teve uma diminuição de 80%, o Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (13) verificou risco de surto de dengue em sete municípios da Paraíba (Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Cajazeiras, Conde, Prata, Riacho dos Cavalos e Teixeira).

Para previnir-se contra a dengue adote os seguintes procedimentos:

Laje Não deixe água acumulada sobre a laje. Garrafas Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas. Lixo Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais.
Calhas Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pela calhas. Caixa Mantenha a caixa d'água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa d'água. Lixo Coloque no lixo todos os objetos não utilizados que possam acumular água.
Toneis Mantenha bem tampados os tonéis e os barris de água. Vasos Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana. Plantas Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova.
Lixo Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira
bem fechada.
Tanques Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água. Agua Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa.


Nenhum comentário: