quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Anvisa publica cartilha para trabalhadores rurais sobre como evitar intoxicação por agrotóxicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou cartilha direcionada aos trabalhadores rurais, com orientações evitar as intoxicações por agrotóxicos.
 
Escrita de modo acessível e com poucos termos técnicos, a cartilha explica os principais sintomas das intoxicações por agrotóxicos (através da pele, das vias respiratórias, da boca), bem como descrimina os sintomas de contaminação prolongada. Esclare ainda a necesidade de telefonar para o 0800-722-6001, nos casos de suspeita de intoxicação, não esquecendo de levar o rótulo ou a bula do agrotóxico, se precisar de consulta médica.
 
Além de apresentar a sintomatologia das intoxicações com agrotóxicos, a cartilha dá algumas informações importantes de como proceder no uso desses venenos, no que diz respeito à compra, ao manuseio, ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI), à necessidade do receituário agrônomico, à presença do agrônomo na plantação, para orientar a aplicação do produto, ao transporte, à utilização, à guarda, aos cuidados ao aplicar o veneno e ao descarte das embalagens e do agrotóxico.
   
Ao todo, foram publicados 20 mil exemplares, que foram distribuídos para as vigilâncias sanitárias estaduais, a Associação Brasileira de Supermercados, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e os ministérios da Agricultura e Saúde.
 
A cartilha também está disponível no site da Anvisa, Cartilha sobre Agrotóxicos (PDF, 6,47 MB).
 

Nenhum comentário: