quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ONGs mobilizam a sociedade em prol dos manguezais #MangueFazADiferenca


Ações fazem parte do movimento nacional #MangueFazADiferenca, que alerta sobre os riscos que as alterações do Código Florestal trazem para estes importantes ecossistemas em toda Zona Costeira do Brasil


A partir do dia 1º de fevereiro, a cidade de Cabedelo (PB) vai aderir à campanha nacional “Mangue Faz a Diferença”, cujo objetivo é mobilizar moradores e turistas sobre a importância dos manguezais e alertar sobre os riscos que as mudanças no Código Florestal trazem para futuro desses ecossistemas. A campanha tem coordenação nacional da Fundação SOS Mata Atlântica e local da Associação Guajiru.

Leia também

Entre os dias 1º e 3 de fevereiro, a Associação Guajiru colocará uma tenda fixa na Praia de Intermares, onde farão plantões e palestras sobre o tema, desde a manhã até o final da tarde, com turistas e moradores. No sábado (4), a partir das 10h, uma banda de forró dividirá a tenda com a equipe da organização. Ainda no sábado, às 11h, haverá um arrastão de limpeza até o manguezal, com pessoas fantasiadas de animais marinhos e caranguejos, seguido de um abraço simbólico ao ecossistema e o retorno até a tenda. A partir do dia 5, serão estendidas faixas e realizadas palestras sobre o tema na sede da Associação.

Além da Paraíba, a campanha ocorrerá em diversas regiões do país, com manifestações programadas em doze estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul), além de ações em Brasília-DF.

Como parte da campanha também está sendo lançado o manifesto A Favor da Conservação dos Manguezais Brasileiros. Segundo o documento, além dos sérios problemas que já vêm sendo denunciados por cientistas, ambientalistas, especialistas em legislação e organizações da sociedade civil - a exemplo da anistia e da redução da proteção em áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente -,  representando um grave retrocesso na proteção das florestas, o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados e o substitutivo do Senado, atingem também diretamente os ecossistemas costeiros e estuarinos, notadamente os manguezais brasileiros, em toda zona costeira do país. Em seguida, o documento lista os principais problemas trazidos para esses ecossistemas e pede providências às autoridades. O manifesto pode ser acessado na íntegra em http://bit.ly/manguefaz.

A ação tem o apoio do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, uma coalizão formada por 163 organizações da sociedade civil brasileira, responsável pelo movimento “Floresta Faz a Diferença”.

Informações, fotos e vídeos sobre todas as atividades, bem como os materiais de comunicação e o manifesto estarão disponíveis no hotsite www.manguefazadiferenca.org.br, a partir de fevereiro. Internautas também poderão acompanhar a mobilização pela fan page da campanha no Facebook, facebook.com/manguefazadiferenca, e manifestar seu apoio via Twitter com a hashtag #manguefazadiferenca.  


Manguezais X novo Código Florestal

Fabio Motta, coordenador do Programa Costa Atlântica, da SOS Mata Atlântica, explica que os manguezais servem como berçários para muitas espécies de peixes e crustáceos com importância ecológica, econômica e social. “Hoje, existem mais de 500 mil pescadores no Brasil. Se somados aos empregos indiretos, o número de pescadores ultrapassa 1 milhão, portanto, os mangues são uma fonte de renda para um número significativo de brasileiros. A defesa desses manguezais deve mobilizar toda a sociedade, não apenas os pescadores, pois além da sua importância econômica, eles são áreas fundamentais para a manutenção da vida marinha”.

O texto do Código Florestal, aprovado no Senado, coloca em risco esses importantes ambientes, ao propor a consolidação de ocupações irregulares em manguezais ocorridas até 2008, consolidar ocupações urbanas nessas áreas e permitir novas ocupações, sendo 35% em manguezais do bioma Mata Atlântica e 10% na Amazônia. “Como argumento, o projeto de lei defende a carcinicultura (criação de camarões), atividade que já é responsável por enormes passivos socioambientais no Nordeste do país”, explica Motta.

Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, destaca que os manguezais são áreas de uso comum da população e essenciais para a qualidade de vida das gerações atuais e futuras. “O projeto de lei que altera o Código Florestal não tem coerência com o processo histórico do país, marcado por avanços na busca pelo desenvolvimento sustentável. Se aprovado, beneficiará um único setor econômico em detrimento do nosso capital natural e de nossas populações. A sociedade, representada em manifestações de empresários, representantes da agricultura familiar, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da juventude, dos sindicatos, de juristas e de tantos outros segmentos, já se posicionou contra o projeto de lei aprovado pelo Congresso e não pode ser desconsiderada”. Em dezembro do ano passado, a presidente Dilma recebeu 1 milhão e meio de assinaturas de brasileiros contrários à aprovação do novo texto do Código Florestal.

O projeto de alterações no Código Florestal tem nova votação prevista para o início de março.


Programação
Coordenação geral: Fundação SOS Mata Atlântica.

•    24 a 29/01/2012 - Lançamento da campanha e mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica no Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS); Coordenação: Fundação SOS Mata Atlântica.
•    A partir de 24/01/2012 - Porto Seguro (BA). Coordenação: Projeto Amiga Tartaruga.
•    A partir de 24/01/2012 - Litoral Sul de Pernambuco: Praias de Tamandaré, Carneiros e Porto de Galinhas; Coordenação: Instituto Recifes Costeiros.
•    01 a 04/02/2012 - Paraíba. Coordenação: Associação Guajiru.
•    02/02/2012 - Salvador (BA); Coordenação: Grupo de Defesa de Promoção Socioambiental - Gérmen.
•    03 e 04/02/2012 - Ilha de Itaparica (BA); Coordenação: PROMAR.
•    04 e 05/02/2012 - Aracaju e Itaporanga (SE); Coordenação: Instituto Mamíferos Aquáticos.
•    04 e 05/02/2012 - Matinhos (PR); Coordenação: Associação Mar Brasil.
•    05/02/2012 - Maceió (AL); Coordenação: Instituto Biota de Conservação.
•    05/02/2012 - Recife (PE); Coordenação: Centro Escola Mangue.
•    A partir de 08/02/2012 - Rio Ceará e Praia de Iracema (CE); Coordenação: Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS.
•    11/02/2012 - Natal (RN); Coordenação: Ponta de Pirangi.
•    11/02/2012 - Santos (SP); Coordenação: Ecosurfi.
•    12/02/2012 - Vitória (ES); Coordenação: Associação Ambiental Voz da Natureza.
•    12/02/2012 - Rio de Janeiro (RJ); Coordenação: Instituto Mar Adentro e Projeto Coral Vivo.
•    A partir de 17/02/2012 - Canavieiras (BA).
•    18/02/2012 - Paraty (RJ); Coordenação: Associação de Monitores Ambientais de Paraty - AMAPA.
•     Início de março: ações em Brasília (DF). Coordenação: Fundação SOS Mata Atlântica.


Detalhes da programação estão na fan page facebook.com/manguefazadiferenca e no blog da Fundação SOS Mata Atlântica -   www.sosma.org.br/blog.

Faça download da logomarca e alguns materiais da campanha em: http://bit.ly/zhKTVv

Nenhum comentário: