Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação |
Está disponível no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um mapa que permite visualizar, via Google Earth, a lista das espécies ameaçadas com registro de ocorrência em unidades de conservação (UC) federais.
Leia também
- O peixe-boi-marinho é o mamífero brasileiro mais ameaçado de extinção
- Instituto Chico Mendes abre consulta sobre Atlas de Espécies Ameaçadas de Extinção
- Livro vermelho das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção
- Instrumentos infralegais de proteção à biodiversidade
- Espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção do Estado da Paraíba
A iniciativa é um passo importante para divulgar a importância das unidades de conservação para a proteção das espécies. E apresenta em um novo formato as informações contidas no Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação federais lançado pelo ICMBio em abril de 2011.
"Esta primeira edição do Atlas identificou que 50% das espécies da fauna ameaçadas de extinção ocorrem em Unidades de Conservação federais", informa o Coordenador-Geral de Manejo para Conservação, do ICMBio, Ugo Vercillo. A segunda edição do Atlas está em elaboração, com lançamento previsto para o aniversário de 5 anos do ICMBio. "Também solicitamos a todos os servidores do Instituto e pesquisadores, que contribuam com informações inéditas", destaca Ugo.
Informações e contribuições podem ser enviadas para o e-mail coapro@icmbio.gov.br, para serem analisadas pela Coordenação de Análise e Prognóstico de Risco à Biodiversidade (COAPRO), da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO), do ICMBio.
Para acessar o mapa, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário