sábado, 31 de março de 2012

A Ilha de Samoa foi a primeira a apagar suas luzes pela Hora do Planeta 2012

A Ilha de Samoa foi a primeira a apagar suas luzes pela Hora do Planeta, às 5h30min do horário de Brasília. O Aeroporto Internacional de Faleolo ficou escuro e a comunidade se reuniu no local para lançar uma série de atividades sustentáveis que realizarão no próximo ano, ilustrando o seu compromisso para um futuro mais limpo e seguro.

Leia também

Até o ano passado, Samoa era o último recanto da terra a apagar as luzes pela Hora do Planeta. A ilha tinha seu horário diferenciado dos vizinhos Asiáticos desde 1892, quando foram convencidos pelos negociantes americanos a mudar seu horário para coincidir com o do leste da linha internacional de fusos horários, de forma a facilitar os negócios com a costa oeste dos Estados Unidos.


Ambientalistas aproveitaram a escuridão e deixaram o alerta mais bonito e
iluminado com lanternas pedindo a conservação do planeta em
Manila, capital das Filipinas. Foto: Internet.

Com a mudança, o último lugar a apagar suas luzes após a onda global da Hora do Planeta será as Ilhas Cook, também no Oceano Pacífico.

Comparação da cidade de Sydney, na Austrália, com iluminação normal e
durante a Hora do Planeta. O famoso prédio da ópera de Sydney à
esquerda da imagem também ficou às escuras. Foto: Internet
 
Um dos primeiros monumentos do mundo a ficar no escuro foi o Auckland Sky Tower, o edifício mais alto da Nova Zelândia. Os mercados noturnos na cidade de Tauranga, também na Nova Zelândia, também reuniram uma grande multidão. Em Fiji, apesar das inundações devastadoras, as luzes também já foram apagadas. 

As torres gêmes de Patronas, em Kuala Lumpur, capital da Malásia,
destacaram-se em meio a prédios escuros na vizinhança. Foto: Internet
 
Este ano, 150 países e territórios já estão enviando e ainda enviarão a mensagem de alerta a todo o mundo para o combate às mudanças climáticas. Ao todo, 6.494 cidades apagarão suas luzes exatamente às 20h30min, hora local.

A Hora do Planeta começou em 2007 com uma iniciativa da cidade de Sidney, na Austrália, e vem crescendo para se tornar a maior ação voluntária pelo planeta da terra.

No Brasil, todas as capitais estaduais e Brasília aderiram formalmente à Hora do Planeta 2012.  São 130 cidades que apagarão as luzes de mais de 550 monumentos e pontos turísticos ou históricos significativos. 

No Rio de Janeiro, cidade-âncora do evento deste ano, serão apagados o Arpoador, a Igreja da Penha, o Cristo Redentor, o Jockey Club, entre outros monumentos. O evento organizado pelo WWF-Brasil acontecerá no Arpoador com atrações musicais e artísticas e iluminação de LED. 

Com WWF.

 

Nenhum comentário: