segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Grupo discute a proteção do meio ambiente da Paraíba na Internet desde 2008


Com o intuito de promover as discussões visando à proteção do meio ambiente do Estado da Paraíba, foi criado o grupo Proteção do Meio Ambiente da Paraíba (PMAPB), idealizado pelo Analista Ambiental do IBAMA-PB e professor do Estado Ronilson José da Paz.

De acordo com o professor Ronilson, estão inscritos no PMAPB mais de 300 participantes, cidadãos, representantes da sociedade civil, professores universitários, estaduais e municipais, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) de João Pessoa, membros do Conselho de Proteção do Meio Ambiente (COPAM) da Paraíba, servidores da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) da Paraíba, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (SEMAM), da Secretaria de Pesca e Meio Ambiente de Cabedelo (SPMA), da Secretaria de Meio Ambiente de Bayeux, do Ministério Público Estadual, além de Procuradores Federais, membros da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN), do Amigos das Prais, e outras ONG's, entre outros.

Qualquer pessoa pode participar do grupo Proteção do Meio Ambiente da Paraíba (PMAPB), desde que seja indicado por algum membro do grupo ou solicite inscrição, acessando a página http://www.ronilson-paz.net/pmapb-redirect.html e respondendo a três perguntas (1) qual a sua atividade? (2) por que deseja participar deste grupo? e se (3) Conhece ou foi indicado por alguém do Grupo? O anonimato não é permitido. O envio de mensagem é livre, mas os mais exaltados tem as mensagens moderadas.

Criado em 4 de fevereiro de 2008, o grupo PMAPB conta com mais de 9.000 mensagens (e contando...), distribuídas em mais de 3500 tópicos. Atualmente, estão em discussão a retirada remunerada das barracas da praia do Bessa, a construção da Estação Ciência Cultura e Arte, próxima à falésia do Cabo Branco, a audiência pública para as intervenções na falésia do Cabo Branco, a transposição do Rio São Francisco, os alimentos com agrotóxicos, as podas no Jardim Botânico, entre outros temas.

Geralmente, as discussões são iniciadas com a repercussão de uma notícia veiculada por algum veículo da imprensa, que é discutida pelo grupo.
É interessante notar que a criação deste grupo inspirou a criação de outros, para a discussão de assuntos específicos. Por exemplo, foi criado um grupo para discussão de assuntos de interesse do Ministério Público do Estado da Paraíba, e a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa.

Para contribuir  ainda mais com as discussões sobre o meio ambiente da Paraíba, em dezembro de 2011 foi criado o blog Meio Ambiente da Paraíba, que já conta com 83 mensagens.


Nenhum comentário: